Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

Anfrísio Pedro da Costa


                                                 Anfrísio e sua esposa em Aparecida do Norte, década de 1960.


Falando de Vieira, agora mais um ilustre descendente dessa terra: Anfrísio Pedro da Costa _ quem foi?
Nascido em 1902, no 2° distrito de Teresópolis, Vargem Grande; filho de Manoel Pedro da Costa e Florentina Garcia de Queiroz. Estava com dois anos de idade quando seu pai ateou fogo na sua residência, estava ele no berço quando foi salvo pelo seu avô materno, Manoel Garcia de Queiroz. Esse deslize mental de seu pai mudou seu rumo de vida para residir em Vieira e fazer sua história. Nesse local, aos vinte e seis anos, casou-se com sua prima de primeiro grau, Maria Garcia de Queiroz Sobrinha, filha de Virgílio Garcia de Queiroz.
Era a década de 1920, nesses anos de 1928/29, foram abertas diversas estradas na base da enxada, entre a principal a Friburgo-Teresópolis. Hoje RJ 130. O primeiro carro a trafegar após a inauguração, fora no seu casamento, ali no 3° distrito. Iniciou nessa localidade a sua luta de lavrador e negociante de gado e terras.
 Hábil, inteligente negociante, corretor, podemos afirmar que foi um dos importantes moradores dessa região que deu impulso e desenvolvimento nesse local. Muitos lotes foram negociados e vendidos para pessoas que aqui vieram a residir, que ilustraram e deram impulso a esse distrito. Foram muitas as lavouras plantadas e cultivadas por sua administração, entre as quais: batata inglesa, feijão, milho e um pouco de marmelo, já em fins de épocas.
Falando desse senhor, queremos dizer que em Vieira deixou sua marca através de seus descendentes, que são muitos. Todos preservando e enaltecendo sua memória de empreendedor, desbravador e incentivador da região.
Na década de 1930, passando por aqui um casal de suíços, com a intenção de adquirir terras para a construção de um hotel, foram influenciados a comprar em Vieira uma grande área de terra através de sua estimável habilidade de vendedor.
Anfrísio Pedro da Costa foi negociante, agricultor, conselheiro. Durante muitos anos teve patente de comissário com autoridade de delegado, mas sempre escondeu essa patente por motivo de achar que não seria bem-vindo. Somente foi declarado após seu falecimento. Nem seus filhos eram informados de tal documento como autoridade civil, nomeado. Foi um grande incentivador e presidente do Vieira Futebol Clube. Ajudou sua comunidade a construir a antiga Igreja de Santa Luzia na década de 1930. Foram inúmeras ajudas nesse local, poderíamos citar muitas outras, mas o que falamos já um pouco para relatar de sua trajetória nesse local. Anfrísio Pedro da Costa, também descendente direto dos Garcia de Queiroz, que fez sua história bonita e com sucesso e deixou uma bonita história de vida.

Fotografia dos anos de 1940. Anfrísio, sua esposa e um dos filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário